quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Reunião do DCTM (02/09/2010)

No dia 02 de setembro de 2010, das 10 da manhã ao meio dia ocorreu uma reunião do nosso departamento, o DCTM. Foram discutidos problemas graves relacionados ao nosso curso, sendo dois deles mais relevantes: A doença do professor Fausto e falta de um professor das matérias de Engenharia de Produção I e II na habilitação de petróleo. Entre outros temas discutidos ainda tivemos a professora Cristina falando brevemente de uma mudança no procedimento de estágio para os estudantes de toda a ufba, a carga horária dos professores que aumentou para 12 horas semanais de aula, a aposentadoria compulsória de alguns professores e também a criação de uma disciplina nova relacionada a materiais comum a todas as engenharias.


Caso Fausto:

O professor Fausto, que leciona sozinho as disciplinas ENG253 - PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE E HIGIENE e ENG255 - LAVRA SUBTERRANEA teve um problema de saúde e, atualmente, está numa unidade de tratamento intensivo (UTI) sem previsão de volta. Sendo assim, as duas matérias, respectivamente do 9º e 8º semestres estão sem aulas, devido à falta de professores. E mais, não há como contratar professores substitutos, pois a lei proíbe a contratação de funcionários públicos no período de 3 meses antecedentes às eleições. Foi comentado que em 2003 ocorreu um problema muito parecido com o que temos agora, mas naquela ocasião, os professores China e Franklin tiveram tempo de se preparar a assumirem juntos, as disciplinas ministradas pelo professor Fausto. Acontece que na situação atual, não há tempo para os dois professores se prepararem para ministrar a disciplina, pois já estamos a quase 25% do semestre e também vale ressaltar que ambos os professores estão com 10 horas semanais de aula o que dificulta ainda mais a substituição. Foi comentado, inclusive, pelo professor Luiz Rogério a possibilidade de algum professor assumir as matérias e ser ajudado por outros profissionais a ministrar as matérias com realizações de palestras, e até aulas dadas por alunos de mestrado. Entretanto, parte da mesa protestou sobre essa alternativa alegando que assim o ensino estaria sendo terceirizado e não seria produtivo o suficiente, encerrando assim a discussão.


Caso Lindemberg:

O professor Lindemberg que lecionava as matérias Engenharia de Produção I e II, respectivamente do 8º a 9º semestre da habilitação para petróleo do nosso curso. O professor tem família em Natal e havia feito um concurso para o Rio Grande do Norte. Como Luiz Rogério comentou no início da reunião, o resultado deste concurso estava disponível em março, mas, segundo China, ninguém ficou sabendo, pois o professor Lindemberg não chegou a comunicar a ninguém do ocorrido. Sendo assim, foram abertas vagas para as duas matérias neste semestre de 2010.2, mas, antes de começar o semestre, o professor acabou indo embora para o Rio Grande do Norte, ficando assim, ambas as matérias sem professor. Como já estávamos a altura de agosto e o último dia passível de contratar professores seria até 02 de julho, devido à lei já comentada no tópico anterior. Sendo assim, os alunos matriculados nestas disciplinas encontram-se sem aulas e sem previsão de contratação de um novo professor, pois a lei não permite. China comentou que fez de tudo para conseguir um professor: falou com o pessoal da Universidade Petrobras, mas a empresa não tem convênio com a nossa universidade, impossibilitando assim que professores de lá dêem aula aqui; tentou ver uma forma de que estudantes de mestrado pudessem dar aula, mas a modalidade de mestrado fornecida pela universidade nessa área não permite que os estudantes de lá possam dar aula para a graduação. A professora Cristina disse ainda ter enviado uma carta para a Reitora que se sensibilizou com a situação e marcou uma reunião para tentar resolver o impasse da falta de professores, mas no dia da reunião ela avisou que não poderia comparecer e no dia seguinte viajaria para Brasília, mas levaria a carta para lá e tentaria achar uma solução para o nosso grande problema, mas ela ainda não retornou. O que foi decidido foi esperar até que a Reitora retornasse a Salvador com uma solução, ou não, para o problema e assim decidir o que seria feito: uma alternativa para um professor substituto ou o fechamento da matéria. Foi lembrado pela professora Cristina que no próximo dia 9 de setembro de 2010 o semestre completará 25%, encurtando assim o poder do colegiado em matricular ou cancelar a matrícula dos alunos envolvidos no problema da disciplina, sendo assim urgente a resolução deste caso antes do dia 9. Foi discutida a idéia de marcar uma reunião apenas com os representantes da área pro próximo dia 8, mas nada concreto foi definido.


Estágio:

A professora Cristina comentou brevemente sobre o novo procedimento de estágio adotado pela UFBA, mas confesso que não ficou muito claro para mim (Ciro). Posteriormente deveremos ter informações com as anotações do colega Marcelo que também estava presente na reunião.

Nova Carga Horária:

Rapidamente foi discutido o impasse da nova carga horária de aulas obrigatórias para os professores que aumentou para 12 horas semanais. Foi discutido sobre isso ser legal ou não, já que os professores que foram contratados antes da regulamentação mudar tinham um contrato com um número menor de horas, mas não se chegou a nenhuma decisão.

Criação de uma nova matéria:

O professor Luiz Rogério comentou o fato de que o curso de Engenharia de Minas não tem uma matéria específica para matérias e relevou o fato de que muitos de nós chegamos a nos formar sem nem saber o que é um polímero, por exemplo. Então ele sugeriu a criação de uma nova disciplina com 4 horas semanais sobre Materiais que seria geral para todas as engenharias. O ponto foi votado e colocado em pauta.


Aposentadoria compulsória:

O professor Luiz Rogério comentou o fato de que alguns professores do nosso curso estão prestes a se aposentar compulsoriamente, sendo o mais breve a se aposentar o professor Franklin que se aposentará no dia 5 de janeiro de 2011. Sendo assim, com tantos problemas de falta de professor, ele sugeriu que o departamento procurasse se antecipar a estes problemas para que os alunos não tenham que ficar sem aula por falta de planejamento do colegiado em substituir estes professores.


Considerações Finais:

Este relato foi feito por mim, Ciro Gois Batista e peço desculpas por alguma informação que possa estar de alguma forma infiel ao que foi acontecido. As discussões acontecem muito rápido lá e muitas vezes não conseguimos pegar tudo o que acontece, mas podem ter certeza de que aí tem uma boa parte do que foi discutido lá.
Qualquer erro ou alteração, favor comentar no post ou enviar um e-mail para cirogois@hotmail.com. Ficarei feliz em corrigir qualquer erro existente neste relato.
Enfim, espero que isto seja útil para as pessoas que não puderam estar presentes na reunião, mas ainda sim se interessam pelo o que ocorre dentro da universidade.

Obrigado por lerem,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Tem alguma crítica, idéia ou comentário? Use este espaço para mostrar suas idéias!